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19 de setembro de 2010

As suas instalações são apelativas?


Quando a nossa empresa nomeia um novo Responsável ou Director de Marketing, a sua prioridade é pensar em Campanhas Publicitárias, Imprensa, Relações Públicas, Festas, analisar de que forma a Marca é vista no mercado, quais as melhores formas de criar notoriedade e tornar a marca conhecida do público no mercado, entres outros aspectos obviamente importantes.
Mas um Responsável de Marketing experiente sabe que o melhor trabalho começa em “casa”. Isto é, ante de irmos para o mercado aplicar as melhores técnicas de Marketing que conhecemos, devemos parar e olhar para o que temos “cá dentro”, na nossa empresa / serviço e que impressão causaremos a eventuais Clientes.
Qualquer Manual de Marketing à venda no mercado reserva um capítulo a este ponto que referimos neste artigo, daí não podermos ter este blogue sem um artigo dedicado ao tema.
Costuma dizer-se que a nossa casa representa aquilo que somos, assim como a nossa empresa representa os nossos objectivos e filosofia, etc. Pois diria que é isso mesmo! Se somos responsáveis de marketing de uma empresa, antes de irmos para o mercado, temos de garantir que dentro de “casa” toda a imagem transmite aquilo que pretendemos vender. Se o nosso serviço se enquadra na área do desporto, fitness, health & lifestile, então temos de garantir que as nossas instalações transmitem isso mesmo: relaxamento, saúde, bem – estar, boa forma.
Tudo começa pela entrada, recepção. Antes do potencial Cliente vir às nossas instalações, há um primeiro espaço que visita: o estacionamento. Temos de garantir que disponibilizamos aos nossos Clientes estacionamento e perto da entrada, caso contrário, o Cliente vai procurar outro serviço idêntico que lhe proporcione aquele factor. Hoje as pessoas pretendem deslocar-se rapidamente a vários locais, sem aborrecimentos, filas, esperas. Assim, quanto mais facilitarmos o acesso, mais Clientes conseguiremos fidelizar.
Deveremos garantir que a entrada se encontra bem sinalizada (para quem não conhece e nos visita pela primeira vez). Para além disso, os lugares de estacionamento próximos da entrada devem estar reservados aos Clientes e não ao «staff».
A zona de entrada deve evitar conotações negativas como “Proibida Entrada de Animais”, “Proibido Fumar”, “Não aceitamos VISA”, entre outros. Todas as conotações negativas em placas de entrada não são convidativas. Pelo contrário, devem ser positivas e apelativas e pode até usar a criatividade: “Aceita-se Boa Disposição”; “Entre com Atitude Positiva”; “Entrada apenas para Energia Positiva”, entre outros. São apenas algumas ideias.
Certifique-se que o «Staff» se encontra devidamente fardado e identificado, com uma boa apresentação (cabelos arranjados, unhas, etc.) e com uma atitude sempre positiva (sorrir para os Clientes, postura receptiva, convidativa, contacto visual nos olhos, etc.).
A Arrumação e Organização da zona de recepção reflectem tudo o resto que está a ser vendido ou prestado (serviço). Assim, certifique-se que a zona da recepção é acolhedora, arrumada, limpa e contém tudo o que é necessário para que o potencial cliente e cliente se sinta em casa (ex: sofás, revistas, água, máquina de café, televisão…). Para um potencial Sócio, sentir-se imediatamente e inconscientemente confortável na primeira visita, pode determinar o ser ou não Sócio / Cliente. Todos sabemos que os primeiros 5 segundos são os mais importantes.
No resto das instalações, as mensagens devem ser positivas, encorajadoras, educativas ao invés de proibições e mensagens negativas.
Coloque-se pontualmente no papel de Cliente e olhe à sua volta.
Qual seria a sua opinião do seu serviço? É apelativo? Receptivo?
Certifique-se que quem o visita, apeteça ficar.
Boas vendas!

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