Número total de visualizações de páginas

24 de abril de 2010

Influência de "Celebridades" no processo de compra!


Há tempos que queria escrever sobre um tema que, do ponto de vista de gestão de heatlh clubs em Portugal, divide os gestores. Ter ou não ter as chamadas “caras conhecidas” a treinar connosco e com que condições.
Primeiro que tudo, gostaria de salientar que discordo do tema “famosos” ou “Jet Set” aplicado à meia dúzia de caras conhecidas que aparecem neste pequeníssimo país na ponta da Europa que considera que qualquer pessoa que aparece na T.V., ainda que por pouco tempo, é considerado “famoso”. Recordo-me até de alguns “Reality Shows” lançados pela TVI chamados “Qualquer Coisa Famosos” onde inclusivamente apareciam pessoas pela primeira vez. Bastava terem feito alguma capa da FHM ou ter aparecido 2 ou 3 vezes na Nova Gente, e ali estava num programa chamado “Big Brother Famosos” ou “Iª Companhia Famosos”…
Enfim. Afinal de contas, aqui em Portugal temos de ser sempre os maiores em qualquer coisa. O maior Centro Comercial da Europa. A Maior Ponte da Europa… Recordes do Guiness para tudo o que seja desculpa. Bolos, pães, Paellas (que nem português é…), vale tudo.
Afinal, até um tipo que durante algum tempo aparece atrás de umas câmaras de TV em vários pontos do país (de Norte a Sul, o que não deixou de ser curioso, mas afirmava ser filho do Pinto da Costa) se tornou “Famoso”. Portanto, devia ser “Jet Set”.
E sabemos que para aparecer em revistas e alguns programas destinados a eventos “Jet Set”, de tudo fazem para aparecer.
Enquanto gestor na área de Health Clubs em Portugal, já lidei com todo o tipo de “caras conhecidas” (prefiro usar este termo a «jet set» ou «famosos»), desde actores(izes) de novelas nacionais, cantores(as), modelos, infiltras de festas… e todos tinham algo em comum: procuravam treinar no nosso Health Club e apresentavam a sua possível frequência no espaço como um favor! Parece que quem perdia, caso não aceitássemos a sua frequência, éramos nós. Pois tenho uma política muito directa sobre este assunto. Durante os primeiros anos de comercial na área do fitness, achava fantástico termos caras conhecidas da televisão e revistas a treinar connosco. Ainda que nada nos divulgassem, os próprios sócios achavam piada a rever aquelas caras ao seu lado durante o seu treino. Qualquer Sócio acha piada treinar ao lado de alguém conhecido. É como dizer “eu frequento o mesmo espaço que pessoa X ou Y”.
Mas, se pretende retirar algo da experiência transmitida neste blog, em termos de gestão, este tipo de aceitação nada trás de positivo excepto para aqueles que frequentam o espaço sem pagar.
Primeiro que tudo, é preciso primeiro que tudo pensar naqueles que pagam a sua mensalidade (alguns com muito custo e porque sabem que se trata de um benefício), e que têm tanto direito a usar todos os serviços como aqueles que não pagam mas supostamente “vendem” o serviço / espaço (conhecidos como Líderes de Opinião). Será justo colocar aqueles que já têm tantas facilidades (nomeadamente em Clínicas de Estética) na sociedade em geral com melhores condições do que os Sócios que trabalham todo o mês e abdicam de uma parte para, com algum esforço, pagarem a sua mensalidade? Penso que não. Esses, melhor do que ninguém, têm óptimas condições para pagar uma mensalidade em qualquer ginásio de topo que hoje em dia já tem mensalidades com uma média de 60€ / mês.
Para além disso, o problema da maior parte dos Clubes hoje em dia, é estarem “cheios” (bom sinal, significa que de forma crescente as pessoas de preocupam com a sua saúde e forma física – finalmente!!). Se vamos colocar pessoas a treinar sem pagar – e que provavelmente não compensarão com publicidade a sua utilização em 90% dos casos (pela minha experiência), iremos prejudicar todos os Sócios que pagam a sua mensalidade e merecem o melhor serviço!
Assim, da próxima vez que alguém procurar o seu Clube e pedir “borlas” para treinar no seu espaço, mesmo que prometa divulgar e promover o mesmo, não facilite. Em 90% dos casos não vai ter o retorno prometido. Por muito fascinante que possa parecer ter alguém conhecido no seu Clube!!
Deixo uma dica: foque-se nos atletas de alta competição que, humildemente, tentam qualificar-se para Jogos Olímpicos, Campeonatos Nacionais, entre outros, e não têm as condições necessárias para treinar. Estes normalmente mostram-se muito mais agradecidos e oferecem retorno mediático do que as “estrelas” da T.V. e imprensa.
A propósito do tema e acedendo ao site da Marktest, 74% dos Portugueses discordam da frase “As celebridades influenciam as minhas decisões de compra".
Poderá analisar melhor estes resultados no link http://www.marktest.pt/marktest/default.asp?c=1210&n=2095
Agradecimento ao Hugo Oliveira, Director de Marketing do Ginásio Clube Português pela partilha de informação.
Para fecho, mesmo que tenha a Selecção Nacional de Futebol A a treinar no seu Clube, não precisa de o publicitar. A Imprensa trata disso. E quanto menos se "gabar", maior credibilidade terá em termos de qualidade de ´serviço!

Sem comentários:

Enviar um comentário