Número total de visualizações de páginas

14 de abril de 2010

Seja autónomo(a)! Procure as soluções!


O sonho de qualquer director comercial ou gestor é o de ter uma equipa o mais autónoma possível. Isto é, uma equipa que toma iniciativas, que corra atrás dos seus objectivos sem esperar que as soluções surjam “de cima”. Muitos comerciais, quando as coisas não correm tão bem e os resultados não surgem como esperado, esperam que o seu director comercial ou coordenador sugira alternativas, soluções.
Mas diz-se que nas alturas das batalhas se destacam os verdadeiros guerreiros. Não espere que as soluções para a falta de resultados caiam do céu ou surjam de alguém. Por vezes as soluções estão aí mesmo dentro guardadas.
Tive um Director Comercial que me dizia: “João, não me tragas os problemas. Traz-me os problemas com soluções” e outro que me dizia “Para cada problema, há pelo menos 7 soluções!”. Com isto, aprendi que não vale a pena procurarmos os nossos superiores hierárquicos com os problemas na esperança que ele(a) os resolva. Se os problemas fossem sempre resolvidos pelos coordenadores / gestores, não precisariam de nós. Aprendi assim a tornar-me autónomo, resolver problemas de forma mais eficaz e independente. Até o processo das coisas se torna mais rápido desta forma de solucionar e implementar.
Eles são gestores, logo é isso que devem fazer: Gerir! Podem concordar ou não concordar com uma solução (ou várias) apresentadas. Ou poderão ajudar-nos a decidir entre diferentes soluções.
O comercial, ao procurar as suas próprias soluções (chamo-lhe “arregaçar as mangas”), estará a crescer e evoluir para ele próprio vir a ser um gestor. A procura de soluções para os problemas faz parte do crescimento. Desde bebés. O bebé, conforme começa a ter noção das coisas que o rodeiam, dos objectos, do pai e da mãe, começa a ter de tomar as suas próprias decisões. Por exemplo: ter de escolher entre 2 brinquedos. Ter de escolher entre um ou outro livro. Dessa forma, começa sozinho a desenvolver as suas próprias brincadeiras, sem precisar que o pai ou a mãe lhe digam com o que brincar.
Não cruze os braços quando surgir o próximo problema. Descruze os braços. Levante-se! Puxe de um papel e de uma caneta e comece a enumerar uma a uma as soluções possíveis para esse problema.
Apresente ao seu Director Comercial ou superior as soluções que encontrou para o problema- Vai ver que o vai surpreender.
Boas vendas!

Sem comentários:

Enviar um comentário