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21 de agosto de 2010

Fracasso Vs. Persistência


Fracassar significa derrota, perder, é sinónimo de frustração. Várias empresas e equipas ao longo dos anos, ao viverem um fracasso quiseram eliminá-lo rapidamente e seguir em frente. Porque uma ideia ou projecto fracassado marca negativamente qualquer equipa e empresa, quer internamente, quer no mercado.
Mas o segredo do sucesso de tantas equipas e empresas no mercado foi muitas vezes a forma como encararam o fracasso ou insucesso. Costumo referir nas formações que dou que os melhores profissionais são os que sabem aprender com os erros, com humildade. O melhor profissional de vendas e marketing é aquele que pretende continuamente aprender quando “já sabe tudo”, como refere Tom Hopkins. Referi isto no artigo “Os 3 lados das Vendas” em Dezembro de 2009. Devemos continuamente procurar dominar a nossa área de negócio, colocando-nos sempre numa situação de desconforto pessoal no sentido de querer sempre estar um passo à frente no conhecimento de tudo o que diga respeito à nossa área de negócio.
O caminho é encarar um insucesso como uma barreira para o sucesso. Fernando Pessoa escreveu: “Pedras no Caminho? Apanho-as todas! Um dia construo um castelo!”. Palavras sábias. Cada percalço pode e deve ser visto como experiência e sabedoria para o caminho do sucesso. Assim, se na última estratégia aplicada falhou, não desanime. Encare essa “barreira” como apenas mais uma ultrapassada no caminho para o sucesso.
Vou deixar alguns exemplos que foram publicados em Junho de 2010 sobre Apple, a marca mais popular do mundo e um ícone de modernidade e sucesso na actualidade. O próprio Steve Jobs tornou-se um visionário na sua área (tecnologia) e admirado por todos. Mas pelo caminho falhou muitas vezes, mas nada que o impedisse de actualmente ser uma das três personalidades mais influentes do planeta. Segundo a revista “Executive Digest”, a Apple é das empresas que mais fracassos colecciona.
Em 1980, lançaram um computador com tendência para sobreaquecer e portanto não vingou no mercado.
Em 1983, lançaram um equipamento tão caro e revolucionário que tem muito pouca comercialização.
Em 1985 (imagine-se), com o mercado em queda, Steve Jobs é demitido!!
Em 1993 lançaram o primeiro Smartphone que se tornou um fiasco!
Em 1994, tentaram criar a primeira comunidade on-line, o Apple eWorld, que foi desactivado 2 anos depois.
Em 1996, com uma fatia do mercado de 20%, perdem para 5%. Acha que desistiram?
Em 2000 lançaram o Power Mac G4 Cube que foi retirado do mercado com apenas 1 ano!
Em 2005, efectua uma parceria com a Motorola e lança a primeira tentativa do iPhone com o The ROKR, que desaparece rapidamente.
A lista de falhanços, conforme reforça a Executive Digest, é enorme. Ainda assim não desistiram e encararam cada falhanço como experiencia, reforçando no curriculum vários sucessos que fizeram da empresa o que é hoje.
Em 1977 o Apple II colocou a Apple no mercado e o primeiro computador pessoal a ter sucesso.
Em 1984, lançaram o famoso Macintosh, que abriu as portas da computação a qualquer pessoa, foi a base do computador como conhecemos hoje em dia.
Em 2001, o iPod torna-se um fenómeno com a conquista de 70% do mercado mundial de MP3 e venderam 170 milhões de unidades!
Em 2003 lançaram o iTunes Music Store que comercializou mais de 6 biliões de musicas até 2009!
Em 2006 chegou o iPhone, que já era objecto de desejo mesmo antes de chegar ao mercado!
Este é um dos melhores exemplos, quer seja grande ou pequena empresa, de que a persistência muitas vezes compensa. Como viu, em 1985 Steve Jobs chegou a ser demitido!! Mas a sua visão e acreditar no sucesso, fizeram de uma empresa com uma lista de fracassos e perda de milhões, numa das maiores empresas a nível mundial.
Aprenda com este e milhares de outros exemplos que fracassar não é realmente sinónimo de fracasso, mas sim de aprendizagem e apenas “pedras no caminho” que o ajudarão um dia a tornar-se um profissional de sucesso!
Boas vendas!

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