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5 de novembro de 2010

Pontos mais relevantes para a "saúde" de um ginásio: Comunicação exterior, Comunicação "member get member" (interna), retenção...


Todos os pontos são importantes para o sucesso de uma marca que opere na área do fitness, dependendo de outros factores para estipular onde devemos investir mais. A comunicação exterior é a responsável pela angariação de novos sócios no mercado onde o health club se insere. A comunicação interna permite incentivar os sócios a inscreverem referências (member get member). Estas realidades variam de clube para clube, marca para marca e de área de geográfica. Um Clube pode ter como mais importante a comunicação exterior (normalmente é onde se investe mais dinheiro) e outros ser o mercado interno. Uma certeza é que se gasta muito menos dinheiro a desenvolver campanhas internas do que campanhas externas. Relativamente à retenção, este é sem dúvida o ponto mais importante de um Clube mas quando atinge a maturidade. Antes de se angariar novos sócios nesta fase, há - que manter os actuais. Isto é uma regra básica de sucesso de um health club. Permanência e manutenção dos seus actuais sócios quando atingem o “ponto de lucro”. A variedade de serviços e oferta de aulas é aquilo a que chamamos em marketing de “Diferenciação” e que poderá fazer com que um sócio adira ou não ao health club. A regra é simples: basearmo-nos sempre no que a maioria dos Sócios procura ou pretende (com base em feedbacks e mecanismos de «Deixe a sua opinião» - no Clube ou on-line via site, por exemplo), e com base no que a concorrência oferece. Não interessa oferecer mais aulas, mas sim aulas de qualidade e diferenciadas. Dessa forma poderemos tocar sócios que procuram aulas gerais mas também nichos de mercado.

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