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1 de novembro de 2011

Sucesso



Os próximos posts serão dedicados mais a quem dirige equipas comerciais e departamentos de marketing do que a players dos departamentos. Mas, como costumo dizer, destina-se também a todos aqueles(as) que pretendem crescer e evoluir nesta área.
Estou profundamente fã de José Luiz Tejon e Marcos Cobra, que são 2 autores muito actualizados e com uma visão muito prática do terreno. Quer de quem dirige equipas, quer de quem anda no terreno.
Estando há algum tempo focado no terreno com as equipas e ao mesmo tempo a angariar novos inputs para poder partilhar diferentes visões mas sempre com uma vertente prática, começamos neste post pelos pontos que de forma mais generalizada permitem chegar ao Sucesso em Vendas.
1. Primeiro que tudo, há-que posicionar o serviço face ao mercado em que está inserido. É um Clube apenas destinado ao sexo feminino? É um Clube misto low cost mas com qualidade? É um Clube premium com um serviço 5 estrelas? Defina muito bem qual o seu "conceito"? Defina-o primeiro que tudo!;
2. Ser Vendedor não é pecado! O vendedor tem de vender sem medo! Tem de ser feliz no seu dia-a-dia, tornando as relações com os Clientes e potenciais Clientes amistodas;
3. Não existem Vendas sem Marketing! Toda a venda tem de adoptar conceitos e estratégias de marketing, já tinhamos referido isso anteriormente; pesquisar o mercado, fazer promoção de vendas, ajudar o Cliente a escolher a melhor opção dentro das "campanhas" disponíveis", etc. Em Marketing, o preço deve ser apenas um pormenor na relação do valor do Serviço com o Cliente;
4. O Comercial tem de ser um verdadeiro actor! Em cada apresentação do serviço, e vendedor precisa ensaiar e procurar ter um bom desempenho, de forma a alcançar o "Oscar" da melhor venda;
5. O Comecial tem de saber agregar valor à sua venda! O Cliente deseja receber ofertas diferenciadas, o que implica identificar rapidamente o que tem valor para o Cliente e realizar ofertas de valor único!
6. O Comercial tem de ser competente! É imprescindível para que o vendedor identifique as necessidades e desejos dos seus Clientes e consiga atendê-los de forma satisfatória!
7. A Percepção é a chave do sucesso em vendas! As técnicas da Neurociência (PNL) podem ajudar o comercial a identificar o que se passa na mente dos consumidores e, desta forma, tornar a sua venda mais objectiva. Assim, é possível identificar as necessidades e desejos dos Clientes e ajudá-los a comprar. Importante perceber que o comercial vende emoções, e para isso tem de possuir uma boa percepção das necessidades dos seus Clientes e precisa de de usar a sua inteligência emocional.
8. O Vendedor tem de agir como um líder. O vendedor tem de liderar as negociações com o Cliente. Este é o seu novo papel. Ser um líder e um empreendedor para prosseguir com a sua actividade como se fosse uma negociação da sua própria empresa! Tem de ser um gestor diáriamente.
9. A Negociação é a chave do sucesso. Em todas as actividades de vendas, existe sempre uma negociação de valor para o Cliente. O vendedor de sucesso, como sabemos e já vimos noutros artigos, é aquele que sabe lidar com as objecções do Cliente e procura ajudá-lo(a) a comprar. Mas para negociar com sucesso, exige habilidade, conhecimento e competência.
Boas Vendas!

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