Número total de visualizações de páginas

15 de novembro de 2014

Lidar com os Clientes

Este tema é sensível mas imprescindível para quem trabalha em áreas de atendimento ao Cliente ou em Vendas. Em tantos locais e serviços encontramos pessoas que não são apaixonadas pelo que fazem ou pelo produto/serviço que representam. E, tal como nas relações pessoais, quando não existe paixão é impossível "disfarçar". Mas, já referimos a importância do Marketing Pessoal e de como as relações criadas com os Clientes são fundamentais para o sucesso da comunicação e das vendas, por muito bom que o serviço / produto seja. O segredo está em colocarmo-nos sempre numa posição de compreender o Cliente. Mas, atenção, a máxima de que o "Cliente tem sempre razão" está obsoleta. Não é verdade na minha opinião. Com o passar dos anos tornou-se tão "famosa" porque os Clientes muitas vezes abusam dessa mesma posição. A razão estar do lado do Cliente ou do lado de quem presta o serviço ou vende o produto, prende-se pelo bom senso (que nem sempre impera) e na gestão de expectativas - A necessidade ser correspondida em termos de preço e de satisfação da mesma. Compreender a posição do Cliente não deixa de ser fundamental para o sucesso das vendas. Temos de manter um esforço constante em maximizar os nossos contactos e manter relações fortes com os nossos Clientes. Sabemos como as vendas são difíceis e em tempos de "crise", os Clientes tornam-se mais selectivos, mais exigentes, mais informados e o processo da venda torna-se ainda mais desafiante. Ainda assim, é fundamental que vejamos sempre os Clientes como nossos aliados e nunca como nossos inimigos. São alguém a conquistar e não um alvo a abater. Esta mentalidade tem de estar interiorizada para que encare todas as objecções, dúvidas e dificuldades no processo de venda com naturalidade e resiliência, de forma a baixar possíveis defesas do Cliente e efectivamente criar laços e até, por vezes, amizades. Boas Vendas!

Sem comentários:

Enviar um comentário