Número total de visualizações de páginas

8 de dezembro de 2009

Faça o seu próprio Plano de Marketing



Não vá pelo caminho mais fácil: sem esforço!
Há quem confunda constantemente Marketing e Vendas. Apesar de ambos estarem directamente ligados, aliás, nem fazerem sentido um sem o outro, não são a mesma coisa.
Resumidamente, o Marketing cria as ferramentas para que o Comercial consiga vender. E o comercial usa as técnicas desenvolvidas pelo Marketing para chegar aos seus objectivos.
Digamos que o Marketing define e explica como falar com o potencial Cliente. O Comercial fala mesmo com o Cliente. Portanto, numa espécie de hierarquia ou ordem, o Marketing surge sempre antes da venda. Uma venda sem Marketing é pura sorte!
O Marketing define quem é o potencial Cliente, do que gosta, o que valoriza, o que procura, percebe de que forma o produto / serviço poderá ajudá-lo, estipula o melhor preço para o mesmo, entre outros. O comercial apresenta o serviço / produto ao Cliente e demonstra de que forma o mesmo poderá satisfazer as necessidades do potencial Cliente.
Por isso, na primeira parte (Marketing) tem de existir um trabalho de casa muito bem feito. No desporto, nenhuma instalação ou serviço conseguirá sobreviver muito tempo sem especificar quem é o seu público - alvo, se haverá necessidade do serviço, que receptividade terá, que tipo de imagem e comunicação é mais valorizado e é eficaz, de que forma os serviços poderão ter procura e deverão ser comunicados, que concorrência já existe no mesmo mercado e na mesma área de negócio, entre muitos outros.
Todas estas ferramentas permitem mais tarde ao comercial apresentar e vender o seu serviço de forma eficaz. Porque todas as peças nesta altura farão sentido, serão coerentes face ao mercado e a todos os pontos mencionados mais atrás e poderão mais facilmente garantir o sucesso do mesmo.
Sem um Plano de Marketing, será como ir à caça, fechar os olhos e disparar alguns tiros para o ar. Com sorte, poderá acertar nalguma coisa. Mas será sempre pura sorte.
Existem centenas de manuais de marketing no mercado que o poderão ajudar a elaborar um bom Plano de Marketing. Não perca mais tempo. Elabore desde já o seu ou garanta que o seu serviço / instalação tem um Plano.

Sem comentários:

Enviar um comentário