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17 de abril de 2014

E-mail

Irei falar de alguns canais de comunicação, quais os mais eficazes e alguns erros que devemos evitar cometer. Hoje escrevo sobre o e-mail. O e-mail é uma excelente forma de comunicar rapidamente, tendo substituído a velhinha carta remetida pelo correio, poupando assim tempo, dinheiro, extravios e, tão importante nos dias de hoje, papel. No entanto, este canal de comunicação que deveria na minha opinião servir para facilmente partilhar documentos, ficheiros e mensagens curtas, poupando assim tempo e dinheiro aos remetentes e destinatários, com o tempo passou a ser o "culpado" das pessoas ficarem tanto tempo agarradas ao computador com a justificação de "tenho e-mails para ler". O INV - Instituto de Negociação e Vendas refere que o e-mail é um documento. E sendo uma ferramenta de comunicação cada vez mais utilizada nas interacções comerciais, devemo-nos lembrar que ela nunca deve ser usada "à pressa" para substituir uma visita pessoal no terreno e, muito menos, para efectuar uma negociação. Deve ser apenas o meio para chegar a esse fim. E já percebemos porquê. Através de um e-mail não conseguimos ler nem usar a linguagem corporal, a PNL e todas as técnicas não verbais que conhecemos. Não poderemos conquistar ninguém com um sorriso (mesmo com "smiles" electrónicos...), não poderemos quebrar barreiras com um olhar genuíno. O e-mail não revela emoções facilmente e pode até ser mal interpretado face às nossas intenções que apenas por palavras escritas foram deturpadas pelo meio. O e-mail não sabe rir nem chorar. Não sabe nem nunca conseguirá substituir um abraço e tudo o que este proporciona. O aperto de mão ou o cumprimento simpático com o Cliente. Nunca será tão rico e completo como o contacto pessoal. Se for mal escrito, se tiver erros, gralhas ou até informação indelicada, ele não só irá prejudicar a sua imagem como vai impedir a concretização de vendas. Existem técnicas para redigir e-mails comerciais que são bastante eficazes. Procure aprendê-las. Boas Vendas!

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