Número total de visualizações de páginas

18 de abril de 2014

Modas ou Tendências?

A Associação Americana de Medicina no Desporto (ACSM)publicou recentemente um estudo anual sobre tendências no Fitness para 2014 e sem se dar conta, iniciou um debate sobre o que é Moda e o que é Tendência. Quem nos traz este tema é Gabriel Hernando Castañeda, Director da revista Gym Factory (entrenadores), edição espanhola, revista que terá em breve uma edição Portuguesa com a chancela da AGAP (Associação de Ginásios e Academias de Portugal). Gabriel Castañeda destaca do estudo apresentado pela ACSM, por exemplo, que o Zumba saiu tão rápido da lista quanto entrou, assim como o HIIT. E a ACSM compara estes dados com actividades como o Yôga que se encontra no topo há mais de uma década e surgem reflexões inevitáveis: Modas ou Tendências? Segundo Castañeda Modas e Tendências são coisas distintas. O Cycle Indoor em Espanha e noutros países europeus está no Top 5 e o Pilates continua também no topo. Mas em Espanha os ginásios não seguem obrigatoriamente as tendências do estudo da ACSM. E concordo com este ponto de vista, dado que os países e suas respectivas indústrias de fitness tendem a seguir tendências americanas (e no nosso caso também do norte da Europa) quando os países não são iguais. Quero com este post relacionar um tema que tive oportunidade de introduzir na recente discussão na 2ª Cimeira de Líderes do Fitness em Portugal organizada pela AGAP e que está directamente relacionado com os dados demográficos, geográficos e económicos de Portugal e o facto de insistirmos em seguir as tendências "lá de fora". Tal como Castañeda, concordo que Portugal deve paralelamente desenvolver estudos rigorosos sobre o que são apenas Modas e o que são efectivamente Tendências para o futuro da indústria em Portugal, para com isso os Clubes poderem oferecer aos seus associados o melhor serviço, mais actual, mais eficaz e que leve a resultados, sejam eles Wellness ou Fitness (falarei em breve também sobre isso). Irei muito em breve desenvolver esta questão da demografia e a comunicação e marketing do Fitness em Portugal. Até lá... Boas Vendas!

Sem comentários:

Enviar um comentário